Mostra “Imersão” inaugura Residência d’artista, uma nova e inusitada galeria dentro de um apartamento

Um novo espaço expositivo, embalado em um conceito inusitado, será aberto em Porto Alegre, neste sábado (29), das 11h às 14h, com a mostra “Imersão”, das artistas visuais Fernanda Martins Costa e Daniela Kern, que compartilham também a curadoria. A exposição integra o projeto Portas para a Arte, que acontece em paralelo à 14ª Bienal do Mercosul. 68p1q

O nome do novo espaço – Residência d’artista – e sua localização – um edifício de apartamentos no bairro Moinhos de Vento – dão pistas do espírito da proposta concebida por Fernanda, formada em 2008 pelo Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS), do qual Daniela é professora e ministra disciplinas no bacharelado em História da Arte.

O ap. 302 do nº 364 da Avenida 24 de Outubro se transfigurou por meio de um projeto arquitetônico e de ampla reforma. Em suas peças originais surgiram uma galeria, um estúdio, uma oficina e, ainda, uma suíte para acolher a artista e eventuais convidados que estejam de agem na cidade.

O plano da Residência d’artista emergiu em meio à enchente de maio do ano ado. A moradia de Daniela, no Centro Histórico, ficou sob a ameaça de invasão das águas e Fernanda lhe ofereceu o apartamento, então com limitações funcionais – sem fogão, sem TV, com água e luz racionadas – e ocupado por parte de seu acervo.

Foi nessa imersão forçada, um momento de urgência, que a professora do IA, teórica da arte, refletiu a fundo sobre impermanência e memória e decidiu que era chegada a hora de tornar pública sua produção artística e nada melhor do que fazê-lo em um contexto especial de exposição, como o que já se esboçava na cabeça de Fernanda.

Obras em exposição
Em “Imersão”, que ficará em cartaz do próximo dia 29/03 até 17/04, Daniela Kern apresenta a série “Há uma gota”, iniciada em 2018. São 12 desenhos em nanquim, lápis aquarelado e aquarela sobre papel, que mostram uma personagem mulher em situações variadas e, por vezes, inusitadas. A artista deve expor também um artbook com desenhos, além de trabalhos em crochê, poemas e músicas autorais, totalizando cerca de 20 trabalhos.

Imersão

Fernanda Martins Costa, que mantém seu atelier em uma das lojas no pátio do condomínio do apartamento-galeria, investiga há muito a função social da artista e seus outros afazeres no ambiente doméstico. Para ela, todo o objeto doméstico pode vir a ser uma obra de arte, carregada de afeto e representativa de diferentes períodos da vida em família.

Isso inclui, por exemplo, bichos de pelúcia, toalhas, tapetes, colheres, xícaras, as, livros, que, ressignificados, estarão expostos. Não por acaso, Fernanda criou o alter ego Diarista Artista, que a acompanha e é fiel ao conceito de sustentabilidade.

Nessa linha, a pesquisa tem, também, como objeto de estudo, a enciclopédia da Mulher e da Família, uma coleção de 15 volumes, editada em 1970, pela Delta. Em “Imersão”, os trabalhos iniciais dessa pesquisa estarão expostos, bem como a enciclopédia.

A visitação à Residência d’artista é mediante agendamento: por mensagem de whats ao cel. 51 9 9113 2426 e e pelo perfil @residencia_dartista no Instagram.

SERVIÇO
Residência d’artista
Exposição “Imersão”
Artistas Daniela Kern e Fernanda Martins Costa
Abertura: 29/03, das 11h às 14h
Visitação até 17/04
Dias e horários para visitas agendadas:
de segunda a sexta, das 13h às 19h; sábado, das 11h às 17h

Fonte: ASSESSORA Comunicação Estratégica
Artistas visuais Daniela Kern e Fernanda Martins Costa na Residência d’artista
Foto: Luciano Lanes

Deixe comentário Cancelar resposta 3e5w6e

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.