Instituto Cultural Opus realiza atividade em escola afetada pela enchente na capital

Um ano após a enchente que devastou diversas regiões do Rio Grande do Sul, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club Porto Alegre Farrapos, uma das instituições diretamente atingidas, começa a resgatar a esperança por meio da arte e da cultura. O colégio, que teve suas instalações completamente alagadas pela água que ultraou os dois metros de altura, precisou ser totalmente esvaziado e enfrentou meses de incerteza. Hoje, os corredores voltam a se encher de crianças — muitas delas motivadas pelo desejo de participar das atividades promovidas em parceria com o Instituto Cultural Opus (ICO). 5f4s6d

Desde abril deste ano, a escola participa do projeto 5km de Cultura, uma das primeiras ações do recém-lançado ICO, braço social da Opus Entretenimento. A iniciativa oferece aulas de artes cênicas para crianças de 8 a 11 anos, criando um ambiente acolhedor, lúdico e seguro.

Até hoje, algumas crianças atendidas pela escola ainda reagem com medo sempre que o céu escurece ou há previsão de chuva. As ações do ICO têm funcionado também como um importante apoio nesse processo de reconstrução e ressignificação — inclusive do que a escola representa para essas crianças“, comenta a diretora da escola, Débora Oliveira.

As atividades culturais ajudam a promover o trabalho em grupo e vêm resgatando a autoestima dos alunos, além de estabelecer um novo significado para o espaço escolar.  Precisamos somar forças para fazer o bem”,  afirma a presidenta da Associação Comunitária da Vila dos Ferroviários, Daiane Jordani. 

O envolvimento dos alunos com o projeto é tão significativo que, segundo a direção da escola, há crianças que pedem para ir à aula especialmente para participar das oficinas culturais oferecidas pelo Instituto. A motivação vai além do conteúdo pedagógico tradicional: o palco, os jogos teatrais e o acolhimento têm sido motores de retorno à rotina escolar.

Muitos dos alunos sequer conhecem um cinema e não sabem o que é um teatro. Por isso, mostrar a eles que irão se apresentar para suas famílias em um espaço cultural como esse é algo muito especial. Eles estão profundamente emocionados, e nós também, por estarmos proporcionando a esses jovens uma experiência que talvez nunca teriam a oportunidade de vivenciar em outras circunstâncias. Estamos um o adiante para, no futuro, colhermos os frutos dessa semente cultural“, afirma Débora.

Como parte da proposta, os estudantes farão uma visita guiada ao Teatro do Bourbon Country, sede do ICO, e poderão participar de uma mostra artística no próprio palco do teatro, por onde já aram grandes nomes da música e das artes cênicas. Para muitos deles, será a primeira vez em um teatro, ampliando seus horizontes e oferecendo uma nova perspectiva de futuro.

“Nesta edição, focamos em atuar junto às escolas afetadas pela enchente. Ainda estamos no início desse projeto em que acreditamos profundamente. Para nós, é muito especial poder contribuir com a retomada das comunidades, especialmente neste momento em que muitas pessoas ainda não conseguiram retornar para suas casas. Desejamos que, tanto aqui quanto nas outras escolas por onde ainda vamos ar, possamos plantar sementes que florescerão no futuro, porque acreditamos no poder transformador da arte e da educação juntos” aponta a diretora de cultura do Instituto Opus, Eliza Pierim.

Para saber mais sobre o Instituto Cultural Opus, e: https://opusentretenimento.com/instituto-cultural-opus

Fonte: Aurora Comunicação

Deixe comentário Cancelar resposta 3e5w6e

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.