Quixadá, ou “curral de pedras”, é um paraíso brasileiro no sertão central. A terra dos monólitos que se estendem como icebergs rochosos e escaldantes até o costado das nuvens. O lugar onde as flores de maracujá florescem no “inverno” nevoento e chuvoso a apalpar a terra seca, a serenar os pensamentos, amarelando o ocaso brilhoso na fronteira do dia com a noite. Berço de escritores como Jáder de Carvalho e Rachel de Queiroz que, embora nascida em Fortaleza, adorava visitar a cidade e repousar as mãos em livros à sombra do arvoredo ou do alpendre da fazenda “Não Me Deixes”, herdada do pai. Hoje Rachel tem sua própria Casa em Quixadá, para preservar seus originais e suas memórias, erguida sobre um monólito e aberta para visitação pública no centro da cidade. E foi esta terra que Eduardo Cabeda escolheu para fotografar. Na verdade ele foi escolhido, ‘abduzido’ pela beleza, sensibilizado pela natureza, pelo tempo que a lentamente ao redor. 645f4w

Ao visitar Quixadá durante as gravações para uma série de tevê, enquanto a luz “cósmica” se debruçava sobre a locação, Eduardo foi chacoalhado pelo sossego das coisas profundas, maquinadas nos movimentos intermináveis duma vida confundida com silêncio. “Entre uma cena e outra, um plano e outro, ao se construir ‘a luz da luz’, é que me escapei, peguei o celular e cliquei esse ensaio ao acaso”, afirma. E assim se descobriu capaz de angular instantes a um público. Com o incentivo dos amigos e a possibilidade de participar do projeto Quarta Cultural, Eduardo, enfim, resolveu expor “A Casa Barroso’, uma homenagem ao personagem real, Francisco Leonardo Barroso.

Eduardo Cabeda é diretor e roteirista, formado em Letras/Literatura pela UFRGS, Mestre em Escrita Criativa e foi professor de Narrativas Audiovisuais no programa de pós-graduação da ESPM-Sul. Também trabalhou para várias produtoras de Porto Alegre e já roteirizou e/ou dirigiu peças de teatro, curtas e longas-metragens, storytelling, filmes publicitários, documentários e séries de televisão para Grupos Exibidores de médio e grande porte, nacionais e internacionais, entre eles, TVE, TV Brasil, A&E Ole Networks, RBS TV e TV Unisinos.

Casa Barroso – exposição de fotos de Eduardo Cabeda
Visitação até 04 de julho
De segunda a sexta, das 9h às 18h
Biblioteca do Sicredi – Av. Assis Brasil, 3940 – térreo. Porto Alegre
Entrada franca

Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

 

Deixe comentário Cancelar resposta 3e5w6e

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.